quarta-feira, 26 de junho de 2013

Arroz com Ovo e Sobras de Carne Assada

Quando cheguei a casa é que me apercebi de que me tinha esquecido de pôr algo a descongelar para o jantar. Fui dar uma espreitadela ao frigorífico e ao congelador para ver o que poderia fazer rapidamente. Vi que tinha no congelador uma caixa com sobras de carne assada cortada em pedacinhos. Tirei-a e fui improvisar algo para o jantar, e o que surgiu foi este arroz com ovo e carne...e não é que ficou mesmo muito bom?!



Ingredientes:
Carne assada cortada em pedaços pequenos
Arroz
Ovos
2 dentes de alho finamente picados
1 cubo de caldo knorr para arroz
Ervilhas
Azeite
Sal


Preparação:
Leve ao lume um tacho com o alho finamente picado e um pouco de azeite e deixe aloirar um pouco. Adicione água, o  caldo knorr, as ervilhas, a carne e o sal e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Junte-lhe mais água e quando começar a ferver adicione-lhe o arroz. Quando o arroz estiver quase cozido, deligue o fogão e mantenha o tacho tapado para que o arroz absorva o resto da água e fique solto.
Entretanto coloque uma frigideira ao lume só com um fiozinho de óleo e quando estiver quente, deite os ovos. Tempere com uma pitada de sal e mexa os ovos de forma a ficarem fritos e em pedaços pequenos. Retire a frigideira do lume e adicione os ovos ao arroz. Mexa tudo muito bem de forma a ficar tudo bem misturado.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pudim de Café

Adoro café e a minha sobremesa favorita é pudim...portanto para mim,  a junção das duas coisas só torna esta sobremesa  na mais perfeita e deliciosa que existe :)



Ingredientes:
12 ovos
2 latas de leite condensado
2 latas (medida de leite condensado) de café forte
Caramelo líquido q.b.
Grãos de café q.b.


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com caramelo líquido. Reserve.
Deite numa tigela o leite condensado e vá adicionando os ovos um a um batendo bem entre cada adição com uma vara de arames. Encha duas latas das de leite condensado com café frio bem forte. Deite o café no preparado do leite condensado e dos ovos e mexa até ficar tudo bem ligado.
Verta este o preparado na forma caramelizada e leve ao forno a cozer em banho-maria, por cerca de 45 minutos.
Coloque o pudim no frigorífico e desenforme só no dia seguinte. Na hora de servir, desenforme o pudim e decore a gosto com grãos de café.
Fonte: Papinha Doce


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bolo de Chocolate Kit Kat

Ontem o meu genro fez anos (Parabéns Leonel), e fiquei incumbida de lhe fazer o bolo de aniversário. Foi a primeira vez que o fiz e estava com algum receio de que algo corresse mal, mas felizmente o bolo ficou bonito e saboroso. Todos adoraram e isso deixou-me feliz e orgulhosa!



Ingredientes:
5 ovos
2 e 1/2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 chávena de óleo
1 chávena de leite

Cobertura
1 lata de leite condensado
3 e 1/2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
150 ml de leite

Decoração:
12 kit kats
pintarolas q.b.
chocolate granulado q.b.
Laço para colocar à volta do bolo


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de 26cm com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve.
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture tudo com a vara de arames até ficar uma massa homogénea.
Coloque a massa na forma e leve a cozer por cerca de 45 minutos ou até ficar cozido (faça o teste do palito).
Entretanto faça a cobertura: coloque todos os ingredientes num tachinho e leve a lume brando, mexendo sempre com a vara de arames até engrossar. (demora um pouquinho).
Desenforme o bolo para o prato de servir e espalhe a cobertura sobre o cimo do bolo e também sobre a parte lateral. Tenha muito cuidado para não sujar o prato.
Parta o chocolate, com cuidado, em palitinhos e cole-os pela lateral do bolo. Coloque a fita à volta do bolo e faça um laço.
Cubra a parte de cima do bolo com o chocolate granulado e por fim coloque as pintarolas.
Nota: Os mais gulosos podem, antes de colocar a cobertura, cortar o bolo ao meio e recheá-lo também.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Doce de Morango

Vi no site da Luísa Alexandra este doce de morango e fiquei logo em pulgas para o experimentar! A única alteração que fiz foi substituir o cardamomo, que não tinha em casa, por uma vagem de baunilha.
Adorei o sabor, a cor e a textura com que ficou! O único defeito que este doce tem é o facto de desaparecer rapidamente de tão bom que é....




Ingredientes:
1,200 kg de morangos
500 gr de açúcar
2 colheres de sobremesa de cardamomo (substituí por 1 vagem de baunilha)

Preparação:
Depois de lavados e arranjados, pese os morangos.
Corte os morangos em pedacinhos, coloque-os num tacho e adicione o açúcar e a vagem de baunilha. Leve a cozer em lume brando mexendo de vez em quando com uma colher de pau. Deixe o doce apurar até ficar ao seu gosto.
Retire a vagem de baunilha e guarde o doce de morango ainda quente em frascos esterilizados. Vire os frascos de pernas para o ar durante 24 horas para criar vácuo.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Feijoada de Choquinhos com Camarão




Ingredientes:
Azeite
1 Cebola grande
3 Dentes de alho
2 Tiras de pimento cortados em pedacinhos pequenos
1 kg Choquinhos limpos e arranjados
1 kg Miolo de camarão
Feijão Manteiga
1 Tomate maduro
1 Cenoura
1 Folha de louro
Colorau q.b.
Vinho branco q.b.
Piri-piri q.b.
Sal q.b.


Preparação:
Leve um tacho ao lume com o azeite, a cebola e os alhos picados finamente, o pimento e a folha de louro e deixe refogar até a cebola e os alhos ficarem ligeiramente dourados.
Adicione o tomate cortado em pedacinhos pequenos e deixe refogar mais um pouco até o tomate ficar praticamente desfeito. Junte depois os choquinhos, o camarão, a cenoura cortada, o colorau, o piri-piri, o sal e o vinho e leve a cozer em lume brando. Caso o refogado comece a ficar "seco", vá adicionando água aos poucos até que os choquinhos fiquem praticamente cozidos.
Retifique os temperos, adicione o feijão e deixe apurar mais um pouco.
Retire do lume e sirva acompanhado com arroz branco.
Nota: A minha receita não menciona a quantidade de feijão porque cozo o feijão em casa e congelo em tupperwares. A quantidade que coloco é a meu gosto.


domingo, 9 de junho de 2013

Bolo de Maisena, Limão e Sementes de Papoila




Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de açúcar
150 gr de margarina à temperatura ambiente
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 chávena de leite
1 chávena de farinha maisena
2 colheres de sopa de sementes de papoila
Raspa de um limão grande

Cobertura:
Meia lata de leite condensado
5 dl de leite
2 casquinhas de limão
3 gemas
1 pitada de sal fino
2 colheres de sopa de farinha maisena

Decoração:
Meia colher de sopa de sementes de papoila
Passas de uva q.b.


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Reserve
Bata as claras em castelo.
Num outro recipiente bata bem o açúcar com a margarina até ficar um creme. Adicione as gemas e volte a bater. Vá adicionando a pouco e pouco os outros ingredientes (farinha, fermento, leite, farinha maisena, sementes de papoila e a raspa de limão)  e vá mexendo bem até ficar uma massa homogénea. Por último adicione as claras batidas em castelo e envolva tudo delicadamente. Verta este preparado na forma e leve ao forno a cozer por cerca de 40 minutos ou até ficar cozido.
Depois de cozido, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e  desenforme para um prato.
Entretanto faça a cobertura do bolo: Misture todos os ingredientes com uma vara de arames e leve ao lume mexendo sempre até ferver.
Retire do lume, tire as cascas de limão, e verta o creme por cima do bolo já frio.
Deixe arrefecer e decore o bolo a gosto com as sementes de papoila e as passas de uva.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Doce Húngaro

O mês passado eu e o meu marido fomos durante uma semana conhecer quatro capitais maravilhosas: Praga, Bratislava, Budapeste e Viena. Um dos almoços inesquecíveis que tivemos foi num cruzeiro de barco pelo Danúbio, em Budapeste. 
O almoço apesar de simples, foi muito bom e como sobremesa tivemos este doce também muito bonito e saboroso. Fiquei agradavelmente surpreendida com a sobremesa que era composta por um quadrado de bolo simples salpicado com açúcar e biscoito, junto ao qual estava um pouco de chantilly salpicado com amêndoas laminadas e um triângulo de laranja. O molho era leite creme com um pouco de caramelo líquido a fazer um rabisco.
O que me chamou a atenção foi precisamente a simplicidade e a decoração e também pelo facto de como um quadradinho de bolo, um pouco de chantilly e de leite creme conseguirem fazer uma sobremesa económica e com muita apresentação!
Faço intenções de brevemente fazer esta sobremesa aqui em casa, e como na altura me esqueci de perguntar como se chamava esta sobremesa, resolvi batizá-la de "Doce Húngaro"... :)


segunda-feira, 3 de junho de 2013

Delícia de Gelatina Light

Aqui fica uma receita fresquinha e light para aquelas ocasiões em que sentimos uma grande necessidade de comer um docinho, mas que evitamos a todo o custo, devido ao facto de se estar a entrar na época balnear....


Ingredientes:
1 embalagem de gelatina de sabores sem açúcar (utilizei marca Combi)
4 iogurtes naturais açucarados
Folhas de hortelã para decorar


Preparação:
Fazer a gelatina seguindo as instruções da embalagem. No fim de pronta, adicionam-se os iogurtes e envolvem-se bem até ficarem bem incorporados. Deita-se o preparado em tacinhas e levam-se ao frigorífico durante umas horas.
Na hora de servir, decora-se com folhas de hortelã.