quinta-feira, 9 de maio de 2019

Bolo de Bolacha com Creme de Leite Condensado II





Nunca apreciei muito os bolos de bolacha, sempre os achei enjoativos e confesso que também sempre me fez confusão a quantidade enorme de manteiga que levam, daí nunca o ter feito. 
Quando descobri esta versão da Clara de Sousa, achei que este sim, seria mais a meu gosto e, quando na altura o fiz, quem o provou, adorou!
Devido ao blogue, procuro não repetir receitas, só que neste caso, quando o fiz ele não ficou visualmente bonito, (primeiro porque na altura não tinha uma forma com aro amovivel e depois porque ninguem conseguiu esperar o tempo suficiente para que ficasse mais firme), resolvi que um dia teria novamente de o fazer mas como deve de ser!
O tempo foi passando e fui-me apercebendo em alguns sites, que havia um ou outro comentário a frisar que apesar de delicioso não ficava firme.
Como sou teimosa, e também porque as receitas que tenho feito da Clara, me saem sempre bem, resolvi experimentá-lo novamente. Como saiu perfeito, resolvi partilhar com mais pormenores, a forma como o fiz....

Ingredientes:
Bolacha Maria q.b.
Café q.b.
1 lata de leite condensado cozido (397 gr)
2 pacotes de natas (400 ml)


Preparação:
Bata as natas até ficarem bem firmes. À parte, bata o leite condensado cozido até ficar sem grumos.
Junte o leite condensado às natas e envolva delicadamente com a ajuda do salazar ou de uma colher de pau.
Sobre o prato que vai servir o bolo, coloque uma forma pequena de aro com mola sem base, para que o bolo fique logo em cima do prato. O aro só vai segurar o bolo evitando que ele se desmanche (utilizei uma forma de 20 cm de diametro).
Faça camadas alternadas de bolacha, embebida em café forte e morno (não devem ficar demasiado embebidas e moles) e creme, terminando a camada sempre em creme.
Leve ao frigorifico várias horas ( o melhor é de um dia para o outro).
Quando chegar a hora de servir, abra o aro e retire-o com cuidado(pode passar uma faca a toda a volta para soltar) e decore com bolacha Maria ralada.
Nota: As natas para ficarem firmes devem ter pelo menos 35% de matéria gorda e estarem bem frias (pelo menos 24 h no frigorífico).
As natas light para este tipo de bolo não resultam porque para ficarem firmes, precisam de gordura.

5 comentários:

  1. Tb nunca fiz o bolo de bolacha precisamente pelo mesmo motivo q tu - demasiada manteiga! Esta alternativa parece-me bem melhor e qq dia experimento a fazer :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Mto bom já faço há alguns esta receita .

    ResponderEliminar
  3. Já fiz várias vezes !!é muito bom!!

    ResponderEliminar