Já tinha visto este bolo na net mas ainda não me tinha aventurado na sua confeção porque, ao ler os respetivos comentários, havia sempre pessoas a reclamar que o leite condensado tinha ficado agarrado à forma, que as massas se tinham misturado (o que não é suposto), enfim, algumas críticas e dúvidas. Face a isso, acabei sempre por desistir!
Desta vez e como tinha tempo, andei a pesquisar diversas receitas deste bolo churro e descobri alguns "truques" para que o mesmo saísse bem...
O primeiro é que a forma deve ser abundantemente untada com manteiga ou margarina (usei manteiga). O segundo truque é que depois de untada e colocado o leite condensado, o mesmo deve de ir ao congelador durante pelo menos 30 minutos, para que o leite condensado fique "rijo" e a massa ao ser colocada, não se misturem.
O terceiro truque é que antes de desenformar, deve aguardar que arrefeça dentro da forma cerca de 25 minutos e antes de o fazer, deve também com uma faca, "ajudar a descolar" o bolo todo à volta bem como no centro do mesmo.
Assim, e ainda com um certo receio, resolvi experimentar. Como podem verificar pelas fotos, saiu bem exceto numa coisa: como não mencionava o tempo de cozedura (este esteve cerca de 35 minutos) e embora estivesse cozido, o mesmo deveria (na minha opinião) ter estado mais um tempinho.... talvez os 45 minutos. Mas tirando isso, saiu bem.
Quanto ao bolo em si, é bom, não é excessivamente doce porque a parte do leite condensado compensa a parte menos doce da massa.
Ingredientes:
1 lata de leite condensado (397 gr)
Manteiga para untar
3 ovos
1/2 chávena* de óleo
1 chávena* de leite
1 chávena* de açúcar
1 colher de sobremesa de canela em pó
2 chávenas* de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
*chávena com capacidade 240ml
Preparação:
Unte abundantemente com manteiga uma forma de buraco (utilizei uma forma de 22 cm). Verta o leite condensado na forma untada e leve ao congelador durante cerca de 30 minutos.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Num liquidificador, bata bem os ovos com o óleo, o leite, o açúcar e a canela em pó.
Numa outra tigela, adicione a farinha com o fermento e envolva. Verta o conteúdo do liquidificar aos poucos e mexa bem com a ajuda de uma colher de pau, um fouet ou uma espátula até a massa ficar lisa, sem grumos e homogénea.
Verta a massa devagar e com cuidado sobre o leite condensado e leve ao forno a cozer até que fique cozido. Este levou cerca de 35 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 25 minutos. Antes de desenformar, passe uma faca na borda da forma e na parte central também e vire sobre um prato de servir.
Fonte: Diversos sites
Isto não se faz. Deixar-me assim com "água" na boca de gulosice. Aspeto delicioso
ResponderEliminar.
Saudações poéticas e cordiais
.
Poema: “”Luz poética que renasce””…
.
Babei só de olhar!
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia