segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Bolo de Maçã com cobertura de Butterscotch





Adoro caramelo, fudge, butterscotch! Não consigo resistir a tudo o que leve este "ingrediente" e a minha filha sabe disso! Por isso mesmo ela trouxe-me há uns meses da Irlanda dois frascos de butterscotch... uma perdição! Tenho-os guardados no frigorífico mas sempre que lá vou dá-me uma fúria e quase que os abro para roubar uma colher daquela delícia... mas depois surge logo o sentimento de culpa e a contragosto, lá fecho a porta do frigorífico e tento esquecer aquela tentação.
Bem mas desta vez, resolvi que já era tempo de fazer algo com ele até porque um deles o prazo termina em novembro... e era uma pena estar a poupá-lo, e depois ir parar ao lixo. 
E lá fui eu feliz da vida para a cozinha fazer o bolinho.... e no meio da sua confeção lá roubava uma colherzinha desta delícia... shiuuu mas não digam nada a ninguém!!

Ingredientes:
6 ovos
200 gr de açúcar
3 colheres de sopa de butterscotch*
100 gr de manteiga
1 maçã
250 gr de farinha com fermento
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.
Derreta a manteiga e reserve.
Numa taça, bata bem o açúcar com os ovos até obter um creme fofo e volumoso. 
Adicione ao preparado anterior, o butterscotch, a maçã descascada e partida em pedaços pequenos e a manteiga derretida e envolva bem. 
Por fim, junte a farinha e volte a envolver até ficar tudo bem integrado.
Verta a massa na forma e leve ao forno aproximadamente 45 minutos. Faça o teste do palito para verificar se está cozido.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.
Depois de frio, regue o bolo com butterscotch (coloquei um minuto no micro-ondas para ficar mais líquido).
* Nota: Caso não tenha butterscotch, substitua por topping de caramelo toffee da marca Branca de Neve (igualmente bom!).

2 comentários:

Printfriendly