segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Tarte de Chocolate e Noz da Clara de Sousa




Uma tarte de comer e chorar por mais, ou não fosse esta tentação da Clara de Sousa. Cada vez mais adoro as suas receitas, não só porque são deliciosas, como também são sinónimo de saírem lindas. A forma como descreve a receita é simplesmente perfeita! Desde a descrição dos ingredientes, do tamanho da forma ou utensilios a utilizar até à maneira como descreve a sua preparação, vê-se que tudo é feito com grande profissionalismo e carinho! Não houve até à data uma única receita da Clara que me desiludisse ou que me saísse mal.... daí já ter em mente mais algumas para aqui partilhar...

Ingredientes:

Massa Quebrada:
200 gr de farinha T65 sem fermento
100 gr de manteiga sem sal, fria, em pedaços
Pitada de sal
1 ovo L

Recheio:
200 gr de chocolate para culinária ou negro
30 gr de manteiga sem sal
200 ml de natas (para chantilly)
30 gr de farinha T65 sem fermento
200 gr de açúcar fino
Meia colher de chá de sal
2 ovos L
2 colheres de chá de extrato de baunilha
100 gr de nozes, picadas

Finalização:
Açúcar em pó q.b. para polvilhar (usei açúcar baunilhado)
Bola de gelado de nata (opcional)


Preparação:
Da massa:
Coloque a farinha e o sal numa tigela. Junte os pedaços de manteiga e esfarele com os dedos. Junte o ovo e incorpore bem. Faça uma bola. Coloque a massa num saco (ou embrulhe-a em película aderente) e guarde no frigorífico por meia hora.
Faça o recheio:
Numa taça de vidro que possa ir ao microondas, coloque o chocolate partido em pedaços, a manteiga e as natas. Leve ao microondas por 1 minuto na potência máxima. Mexa com uma espátula. Coloque mais 30 segundos. Mexa de novo. E mais 30 segundos. Retire e bata com vara de arames até ter um creme de chocolate fluído. (Em alternativa, pode fazer este processo em banho-maria).
Junte os restantes ingredientes, um a um, sempre mexendo entre cada nova adição.
Retire a massa do frigorífico, polvilhe a bancada com um pouco de farinha, estenda-a com um rolo de cozinha e forre uma tarteira com 24 cm de diâmetro.
Verta o recheio e leve a forno pré aquecido a 180ºC (prateleira do meio) durante 35 minutos. Passado esse tempo retire do forno e coloque sobre a bancada para arrefecer um pouco.
Desenforme, polvilhe com açúcar em pó e sirva, simples ou com uma bola de gelado.
Nota: Nesta receita, não fiz a massa quebrada, utilizei uma de compra. Não polvilhei com açúcar em pó, mas sim com açúcar baunilhado e decorei com metades de noz.

2 comentários:

  1. Ficou muito bonita e com certeza muito boa...um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Uau! Que belíssimo aspecto! Acho q vou fazer em breve, mas com massa quebrada de compra p a gastar ;) Bjinhos!

    ResponderEliminar

Printfriendly