segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Torta de Coco (receita antiga)




Neste meu cantinho já existem algumas receitas de torta de coco. Embora tivesse gostado de todas (não fosse eu doida por coco), existe uma especial que não me sai da cabeça... uma que a minha tia Ana fazia quando eu era ainda criança! Lembro-me que era húmida, deliciosa e divinal! Anos depois, pedi-lhe a receita, só que ela tinha perdido a folha onde escrevera a receita e também já não se lembrava bem das quantidades... 
Há pouco tempo, falei da torta da minha tia, a uma colega de trabalho. Disse-me que há 43 anos, uma cozinheira lhe tinha dado uma receita muito boa e antiga.... fiquei logo em pulgas e pedi-a.... Dias depois, apareceu-me com uma folha de papel amarelada, muito gasta, mas que graças a Deus ainda se conseguia ler. Tratei logo de a fotocopiar... e hoje resolvi experimentar... uma maravilha! Não sei se será mesmo igual à da minha tia, mas que é muito  boa e que me fez recordar a dela, lá isso fez!

Ingredientes:
6 ovos
125 gr de margarina
125 gr de coco ralado
450 gr de açúcar


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Forre um tabuleiro com papel vegetal ligeiramente untado com margarina e reserve.
Leve a margarina ao lume em banho maria até derreter e depois de esfriar um pouco junte-a aos ovos e bata bem. Adicione o açúcar e volte a bater. Por fim, adicione o coco e envolva.
Verta o preparado no tabuleiro e leve ao forno a cozer aproximadamente 15 a 20 minutos. (Esta torta fica humida pelo que não deve cozer demasiado).
Retire do forno e desenforme sobre um pano limpo e polvilhado com coco ralado, e enrole com a ajuda do pano. Deixe repousar até esfriar e depois transfira-a para  uma torteira. Leve ao frigorifico para ficar mais rijinha e fresca.

2 comentários:

  1. Meu Santo Deus que aspeto delicioso e apetitoso. Deixou-me a salivar.
    .
    Votos de uma feliz semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a receita igualmente a minha, mt antiga, fica deliciosa e húmida.

      Eliminar

Printfriendly