sábado, 9 de janeiro de 2021

Formigos de Bolo Rei





Depois do Natal, Ano Novo e Dia de Reis, geralmente costumam sobrar doces que vão passando de uns dias para os outros e, em muitos casos, acabam mesmo por ir parar ao lixo.
Ora bem, na minha casa evito que isso aconteça. Não gosto de desperdiçar especialmente quando existem tantas pessoas a passarem fome e com muitas necessidades.
Quando vejo que sobrou muita coisa, costumo consumir primeiro as que não se podem congelar, como por exemplo os bolos com cremes ou mesmo tortas de natal e doces de colher. Todos os outros, como por exemplo o Bolo Rei, o Bolo Rainha, os Coscorões e as broas, costumo congelá-las. Corto os bolos à fatia, envolvo cada fatia, broa ou coscorões em papel de alumínio,  e coloco depois em caixas que vão diretamente para o congelador. À medida que vamos precisando, retiramos, descongelamentos, consumimos ou transformamos num outro doce.
Hoje deixo aqui uma dessas ideias, que neste caso, são para as sobras de bolo Rei ou Rainha.
Ninguém diria que aquele pedaço de bolo que se encontrava já duro ou congelado se consegue transformar numa sobremesa deliciosa e diferente.

Ingredientes:
200 gr de sobras de bolo rei
400 ml de leite
50 ml de vinho do Porto
1 pau de canela
Casca de limão
1 colher de sopa de açúcar (opcional)
1 ovo
40 gr de frutos secos (utilizei amêndoa laminada e miolo de noz)
Canela em pó q.b.


Preparação:
Parta as sobras de bolo rei em pedaços pequenos e coloque-o no leite frio. Deixe amolecer durante uns minutos e com a ajuda de uma colher de pau, desfaça-o. Adicione o vinho do Porto, envolva e leve o preparado ao lume, com o pau de canela, a casca de limão, o açúcar e mexa sem parar até ficar quente. 
Retire do lume, junte o ovo previamente batido e leve novamente ao lume brando, sem parar de mexer até ficar ligeiramente espesso.
Retire novamente, verta numa taça ou tacinhas individuais, salpique com os frutos secos e polvilhe com canela a gosto.
Fonte: Daqui

4 comentários:

  1. Excelente ideia! Aqui tb nada vai parar ao lixo, faz-se como na tua casa :) Bjinhos e bom Ano!

    ResponderEliminar
  2. Bom Ano tb Anjo-de-Mel, com muita saúde e receitas deliciosas 🙂 beijinhos.

    ResponderEliminar

Printfriendly