quinta-feira, 23 de maio de 2019

Nutella Caseira



Não fiz esta receita à mais tempo porque faltava-me o mais importante: um processador de alimentos. O mês passado fiz anos e a filhota ofereceu-me um :) A primeira receita que fiz nele foi um rolo de carne que brevemente publicarei aqui, a segunda foi esta Nutella caseira... ficou muito bom, menos doce, mais intensa e saudável do que a de compra!

Ingredientes:
250 gr de avelãs
200 gr de chocolate 70% Stevia
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/2 colher de chá de sal grosso
3 colheres de sopa de cacau em pó
80 gr de açúcar em pó

Utensílios:
1 processador de alimentos com lâmina (quanto mais potente melhor)

Preparação:
Espalhe as avelãs num tabuleiro e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante 10 minutos, mexendo-as a meio do tempo.
Deixe-as arrefecer ligeiramente, coloque-as sobre um pano limpo e esfregue muito bem para que soltem a pele, o mais possível. Descarte as peles.
Parta o chocolate em pedaços pequenos e derreta-o no microondas, mexendo-o de 30 em 30 segundos até estar totalmente derretido. Em alternativa, derreta o chocolate em banho maria.
Coloque as avelãs num processador de alimentos com lâmina e triture, sem parar, até que se forme uma pasta oleosa e o mais cremosa possivel.
Junte o extrato de baunilha, o sal, o cacau, o chocolate derretido e o açúcar em pó e triture até ficar tudo muito bem ligado. A mistura estará um pouco liquida mas irá engrossar mais à medida que atingir a temperatura ambiente.
Verta o creme num recepiente esterelizado, com tampa, e guarde à temperatura ambiente. Evite o frigorífico já que endurece demasiado o creme.
Consuma no período de um mês.
Notas: Em vez de chocolate 70% Stevia pode usar outro normal com a mesma ou menos percentagem de cacau. 
É importante tostar ligeiramente as avelãs, mesmo as que não têm pele, para ajudar a libertar o máximo do óleo natural durante a trituração. 
No tempo mais frio este creme tem tendência a ficar um pouco mais duro, por isso mantenha-o num local a uma temperatura ambiente agradável. Se endurecer coloque 30 segundos no microondas.
Fonte: Cozinha e Bricolage - Clara de Sousa

1 comentário:

Printfriendly