Já há muito que andava com esta receita da Nigella debaixo de olho e hoje resolvi experimentá-la. Só vos digo que é uma verdadeira delícia! Aliás, as receitas dela não me têm desiludido, muito pelo contrário! Faço intenções de experimentar mais receitas desta senhora :)
Ingredientes:
6 ovos grandes
1 pitada de sal
125 gr de manteiga amolecida sem sal
400 gr de Nutella
1 colher de sopa de Frangelico, rum ou água
100 gr de avelãs moídas
100 gr de chocolate negro derretido
Manteiga para untar q.b.
Cobertura:
100 gr de avelãs (peso descascadas)
125 ml de natas
1 colher de sopa de Frangelico, rum ou água
125 gr de chocolate negro
Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º. Unte com manteiga uma forma de fundo amovível de 23 cm, forre com papel vegetal e volte a untar. Reserve.
Numa tigela, bata as claras com o sal até ficarem firmes mas não secas.
Numa tigela à parte, bata a manteiga com a Nutella, e depois envolva o Frangelico (ou o rum ou a água), as gemas e as avelãs moídas. Adicione e envolva também o chocolate derretido arrefecido, junte-lhe uma colher de claras batidas e vá envolvendo aos poucos o resto, (um terço de cada vez).
Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por cerca de 40 minutos ou até o bolo começar a separar-se dos lados. Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma. (Atenção que o bolo cresce bastante no forno mas depois abate um pouco).
Toste as avelãs numa frigideira seca até os aromas se libertarem e os frutos estarem castanho dourados em algumas partes: vá abanando a frigideira para que não se queimem de um lado e fiquem demasiado pálidos noutro. Transfira para o prato e deixe as avelãs arrefecerem completamente.
Numa caçarola de fundo grosso, aqueça as natas, o Frangelico (ou o rum ou a água) e o chocolate picado em lume brando. Quando o chocolate estiver derretido, retire a caçarola do lume e bata até obter a consistência ideal para barrar o bolo.
Desenforme o bolo completamente frio, mas deixe ficar o fundo da forma, pois será muito difícil retirar o fundo a um bolo tão húmido sem o partir.
Barre o topo do bolo com a cobertura e polvilhe com as avelãs tostadas inteiras e ....delicie-se!
Nota: O meu bolo ficou mais baixo porque utilizei uma forma de 26 cm em vez de 23 cm.
Fonte: Livro "Prazeres Divinos" da Nigella Lawson.