segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Bolo Churro Invertido






Já tinha visto este bolo na net mas ainda não me tinha aventurado na sua confeção porque, ao ler os respetivos comentários, havia sempre pessoas a reclamar que o leite condensado tinha ficado agarrado à forma, que as massas se tinham misturado (o que não é suposto), enfim, algumas críticas e dúvidas. Face a isso, acabei sempre por desistir!
Desta vez e como tinha tempo, andei a pesquisar diversas receitas deste bolo churro e descobri alguns "truques" para que o mesmo saísse bem... 
O primeiro é que a forma deve ser abundantemente untada com manteiga ou margarina (usei manteiga). O segundo truque é que depois de untada e colocado o leite condensado, o mesmo deve de ir ao congelador durante pelo menos 30 minutos, para que o leite condensado fique "rijo" e a massa ao ser colocada, não se misturem. 
O terceiro truque é que antes de desenformar, deve aguardar que arrefeça dentro da forma cerca de 25 minutos e antes de o fazer, deve também com uma faca, "ajudar a descolar" o bolo todo à volta bem como no centro do mesmo.
Assim, e ainda com um certo receio, resolvi experimentar. Como podem verificar pelas fotos, saiu bem exceto numa coisa: como não mencionava o tempo de cozedura (este esteve cerca de 35 minutos) e embora estivesse cozido, o mesmo deveria (na minha opinião) ter estado mais um tempinho.... talvez os 45 minutos. Mas tirando isso, saiu bem. 
Quanto ao bolo em si, é bom, não é excessivamente doce porque a parte do leite condensado compensa a parte menos doce da massa. 

Ingredientes:
1 lata de leite condensado (397 gr)
Manteiga para untar
3 ovos
1/2 chávena* de óleo
1 chávena* de leite
1 chávena* de açúcar
1 colher de sobremesa de canela em pó
2 chávenas* de farinha de trigo sem fermento
1 colher de sopa de fermento em pó
*chávena com capacidade 240ml


Preparação:
Unte abundantemente com manteiga uma forma de buraco (utilizei uma forma de 22 cm). Verta o leite condensado na forma untada e leve ao congelador durante cerca de 30 minutos.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Num liquidificador, bata bem os ovos com o óleo, o leite, o açúcar e a canela em pó.
Numa outra tigela, adicione a farinha com o fermento e envolva. Verta o conteúdo do liquidificar aos poucos e mexa bem com a ajuda de uma colher de pau, um fouet ou uma espátula até a massa ficar lisa, sem grumos e homogénea.
Verta a massa devagar e com cuidado sobre o leite condensado e leve ao forno a cozer até que fique cozido. Este levou cerca de 35 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer o bolo dentro da forma cerca de 25 minutos. Antes de desenformar, passe uma faca na borda da forma e na parte central também e vire sobre um prato de servir.
Fonte: Diversos sites

2 comentários:

  1. Isto não se faz. Deixar-me assim com "água" na boca de gulosice. Aspeto delicioso
    .
    Saudações poéticas e cordiais
    .
    Poema: “”Luz poética que renasce””…
    .

    ResponderEliminar
  2. Babei só de olhar!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

Printfriendly