sexta-feira, 30 de maio de 2014

Tarte de Lamego


Quando tenho algum tempo disponível, gosto de pesquisar receitas, seja em blogs que já conheço seja noutros que vou descobrindo. 
A semana passada deparei-me com esta Tarte de Lamego que não conhecia, mas que me chamou a atenção pelo seu interior cremoso e guloso. Assim que surgiu a oportunidade fui logo experimentá-la. 
Que verdadeira maravilha! Tive muita mas mesmo muita dificuldade em comer só uma fatia! Esta tarte é daquelas que vai ficar guardada na minha memória e certamente será confecionada muitas mais vezes!
O único senão é ser uma verdadeira bomba calórica. A receita original leva 500 gr de açúcar mas eu coloquei só 400 gr  e garanto que ficou bastante doce na mesma. Da próxima vez vou cortar ainda mais no açúcar, mas tenho a certeza que esta tarte continuará a ser um verdadeiro manjar dos Deuses!




Ingredientes:
1 base de massa folhada
2 dl de água
500 gr de açúcar (coloquei 400 gr)
3 ovos inteiros
6 gemas
200 gr de amêndoa ralada
Açúcar em pó para polvilhar q.b.


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º.
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa folhada (coloque com o papel vegetal porque desta forma a tarteira não necessita de ser untada) e pique a massa com um garfo.
Leve ao lume num tacho, a água com o açúcar cerca de 3 a 4 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
Numa tigela bata bem as gemas com os ovos inteiros e misture a amêndoa ralada. Adicione este preparado à calda e envolva bem.
Verta o preparado sobre a massa folhada e leve ao forno cerca de 25 a 30 minutos, até a superfície estar douradinha e a massa firme. (Não deixe cozer demais para não secar demasiado o interior).
Retire do forno e polvilhe com o açúcar em pó antes de servir.
Fonte: http://bastacheio.blogspot.pt/

8 comentários:

  1. Conheço a receita mas nunca fiz.
    Essa ficou linda e tem um interior divino
    Acho que uma fatia também seria pouco para mim
    bj

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma aspecto de fazer babar...bem não sei como conseguiste resistir e ficares só por uma fatia. Olha eu não iria conseguir!
    Para ser assim deliciosa tinha que ser da Beira Alta heheh...todas as iguarias de Lamego são uma perdição!
    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  3. Ufa! que até fiquei a salivar :)
    Tem cá um aspecto realmente!
    Vou ficar com a receita, para fazer. Não sei é se vou resistir muito tempo sem fazê-la, lol
    bjinhos

    ResponderEliminar
  4. A tua tarte tem um interior fantástico, maravilha!

    ResponderEliminar
  5. Aqui está uma tarte que vou fazer brevemente.......que delicia. E tb vou cortar no açúcar.....tb não conhecia a receita......Humm que belo aspecto.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  6. Hum que interior mesmo bom, adorei.
    Simples de fazer mas deliciosa, realmente é muito açúcar.

    beijos

    ResponderEliminar
  7. Iza,
    tem mesmo um aspeto delicioso e também não conhecia esta tarte de lamego.
    Sim, podemos reduzir um pouco no açúcar como dizes e ainda assim fica gulosa e irresistível.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar

Printfriendly