quinta-feira, 22 de março de 2018

Arroz Doce da Maria João

Não há dúvida que com o passar dos anos os nossos gostos vão mudando. Lembro-me que em pequena não gostava mesmo nada de arroz doce. Até podia ser o único doce em cima da mesa, e mesmo sendo gulosa, não lhe tocava. Para mim, o arroz era para se comer com peixe, carne, rissóis e croquetes... e só de pensar que levava açúcar o meu estômago dava logo voltas! Verdade seja dita que o arroz doce da altura era "muito branco" e "seco", o que não abonava em nada para me cativar!
Entretanto os anos foram passando, comecei a conhecer outras receitas e hoje afirmo que adoro esta sobremesa mas tem de ser como eu gosto: com uma ligeira cor amarelinha e muito cremoso!
Desta vez resolvi experimentar a receita  deste blogue. Fiquei rendida às fotos e ao ler a receita vi que certamente iria gostar, porque é mesmo muito cremoso.
Estava certa.... é maravilhoso!




Ingredientes:
2 litros de leite gordo + 1/2 litro de leite meio gordo
150 gr de arroz carolino
600 gr de açúcar (coloquei 550 gr)
casca de um limão
12 gemas de ovo
1 pitada de sal
Canela em pó


Preparação:
Num tacho com água, coza o arroz com uma pitada de sal e as cascas do limão (sem a parte branca). Escorra a água, deixando o arroz no tacho e junte-lhe o leite - tem de ser gordo, para que o arroz fique cremoso.
Esta é a fase da paciência: Em lume baixo, mexa delicadamente o leite com o arroz até ficar cremoso. Para esta quantidade, são cerca de 45 minutos. Quando o leite estiver cremoso, retire as cascas do limão, junte o açúcar e deixe mais 5 minutos ao lume, a mexer. Entretanto, separe as gemas e bata-as num taça. "Aqueça" as gemas com um pouco do leite e misture-as ao arroz. Mantenha o lume baixo, envolva bem e continue a mexer até engrossar para uma consistência de leite creme. Não deixe ferver muito, assim que começarem a aparecer as bolhas da fervura, apague o lume.
Deite numa travessa e deixe arrefecer. Polvilhe com canela em pó.

5 comentários:

  1. Adoro arroz doce! A minha sobremesa favorita desde a infância! Ficou bem cremoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado uma delicia o teu arroz...um beijinho e resto de uma boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Eu adoro arroz doce, e este está com um aspecto fabuloso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É um doce que gosto mas que muito raramente faço.
    Este tem mesmo muito bom aspecto.

    ResponderEliminar
  5. Como eu te compreendo...aprendi a gostar de arroz doce apenas na faculdade...por gulodice pois era a única sobremesa disponível que não fruta! Hoje adoro...mas tem que ser assim, cremoso e amarelinho! Agora fiquei com ideias... Está lindo! Vou levar...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Printfriendly