quinta-feira, 12 de maio de 2016

Bolo da Avózinha

A receita deste bolo foi retirada do site da TeleCulinária. Ao deparar-me com ela, achei interessante o fato de ser feito com farinha de arroz. Já fiz alguns bolos de arroz mas todos eles tinham também farinha de trigo.
Penso que quando se experimenta uma receita, devemos ser sinceros e darmos a nossa opinião. Claro está que nem todos temos os mesmos gostos (e ainda bem que assim é!) mas achei por bem ser sincera sobre o que achei dele... o bolo ficou bonito sim, a cor ficou também um espetáculo, também afirmo que é saboroso, mas... fiquei desiludida com a sua textura! Acreditem que não fui só eu a achar que parecia que estava a comer algo "plastificado". Será pelo fato de ser feito só com farinha de arroz? Já vos aconteceu o mesmo? Gostaria imenso de saber a vossa opinião.
À Teleculinária peço desculpa por dar esta opinião negativa, mas como podem ver pelas receitas que aqui publico, que tenho feito imensos bolos da revista Teleculinária e nunca fiquei desiludida, muito pelo contrário! Tenho feito bolos que são uma delícia!
Talvez um dia volte a fazer este bolinho da avozinha, mas com algumas alterações...




Ingredientes:
300 gr de farinha de arroz
250 gr de açúcar
100 gr de manteiga
8 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
Margarina para untar
Farinha para polvilhar

Preparação:
Unte uma forma de buraco com margarina e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180ºC.
Numa tigela, bata muito bem o açúcar com a manteiga e a essência de baunilha até ficar uma mistura esbranquiçada. Junte depois os ovos, um a um e batendo sempre bem.
Adicione de seguida o fermento e a farinha de arroz e bata novamente muito bem.
Verta a mistura anterior para a forma e leve ao forno durante 45 minutos. Retire do forno, desenforme, deixe arrefecer, corte em fatias e sirva-as decoradas a gosto.

12 comentários:

  1. Que pena que o bolo não seja muito bom... Olha que ficou tão lindo, tem uma cor maravilhosa, se não dissesses imaginava um bolo delicioso. Fazes muito bem em dizer a tua opinião sincera, é isso que se espera quando se vê uma receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. tão amarelinho que ótimo aspeto esse bolinho deve estar mesmo muito bom.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois o problema foi esse, ficou bonito com uma cor fantástica mas não fiquei fã da textura....
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Iza. Eu já experimentei dois bolos diferentes com farinha de arroz, já fiz panquecas com farinha de arroz entre outras coisas e posso-te dizer que gosto muito. Nota-se uma diferença na textura, mas cá em casa gostamos, nada com sabor plastificado como diz. É engraçado pois o bolo parece delicioso :-) Tem uma cor bonita e ficou alto e parece-me que fofo. Quer um conselho? Dê uma nova oportunidade à farinha, pesquise e experimente uma outra receita, quem sabe um dia se surpreende :-) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana. Talvez um dia o volte a experimentar. Beijinho

      Eliminar
  4. Ainda há uns dias fiz um bolo com farinha de arroz e gostei bastante! A textura não tem nada a ver com um bolo que leva farinha normal mas também não achei que ficasse com uma má textura. Vou experimentar esse para perceber! Mas que tem bom aspeto lá isso tem! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Talvez não tenha gostado da textura por não estar habituada a um bolo feito só com a farinha de arroz...
      Beijinho

      Eliminar
  5. O bolo está lindo! Também já usei a farinha de arroz e não me pareceu plastificado!!! Para a próxima experimenta adicionar à massa 1 colher (sopa) de vinagre!!!! Kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Vou experimentar com o vinagre :)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Que bom aspeto!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspeto!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Printfriendly