Nos meus tempos livres o que mais gosto de fazer é navegar na net e pesquisar receitas. As minhas preferências vão para receitas antigas de família e também para aquelas que chamam a atenção por serem diferentes das habituais.
Creio que já aqui referi, que uma das sobremesas preferidas dos meu filho é o leite creme. Já fiz diversas versões e de todas elas, existem uma ou duas que são as nossas favoritas.
À relativamente pouco tempo deparei-me com este leite creme de claras do Selminho que achei fora do vulgar. Nunca me tinha apercebido que havia leite creme feito só com claras em vez das habituais gemas. Claro está que apontei a receita e logo que tive oportunidade experimentei-a.
É um leite creme um pouco diferente, um pouco espesso, mas igualmente muito bom. Para além disso, é excelente para aproveitar as claras que se aplicam, quase sempre, em bolos e molotofes.
Ingredientes:
300 gr de açúcar
60 gr de farinha
6 claras
1 litro de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
Açúcar mascavado para polvilhar q.b.
Preparação:
Leve ao lume o leite, a canela e a casca de limão até ficar quente.
Num tacho, misture o açúcar com a farinha, junte as claras e mexa muito bem. Adicione depois o leite quente aos poucos, com a casca de limão e o pau de canela, mexendo sempre.
Leve ao lume sem parar de mexer com uma colher de pau até borbulhar.
Retire o pau de canela e a casca de limão, deite em taças e deixe arrefecer.
Na hora de servir, polvilhe com o açúcar mascavado e queime com um ferro quente ou com o maçarico de cozinha.
Nota: Em algumas taças, o açúcar queimado foi substituído por canela em pó.