Adoro rabanadas, daquelas bem "ensopadas", o problema é que muitos dos doces desta época já são fritos o que contribui imenso para a subida em flecha do colesterol...
Descobri à poucos dias esta receita da "La Dolce Rita", gostei do aspeto mas sobretudo do fato de não serem fritas e resolvi experimentar.
Ficaram bonitas, ensopadinhas e são deliciosas. Podem não ser exatamente iguais às rabanadas originais mas o sabor (para nós aqui de casa) está lá.
No que me toca, esta receita veio para ficar!
Ingredientes:
6 fatias de pão* (cerca de 150 gr)
6 fatias de pão* (cerca de 150 gr)
250 ml de leite
3 ovos
125 gr de açúcar
1/4 de colher de chá de canela em pó
Raspas de 1 limão
1 colher de sopa de vinho do Porto
30 gr de açúcar para polvilhar
1/2 colher de cha de canela em pó para polvilhar
+Nota: Pão de forma sem côdea
Preparação:
Corte as fatias de pão em cubinhos com cerca de 2 cm. Depois de cortado, espalhe o pão numa travessa (15x25cm). que deve encher a travessa cerca de 3/4.
Numa tigela, misture os ovos com o açúcar e bata com a ajuda de um fouet/vara de arames por cerca de 1 minuto. Junte depois o leite, a raspa de limão, a canela e o vinho do Porto e misture tudo muito bem até ficar com uma cor uniforme.
Verta o preparado anterior sobre o pão e com uma espátula calque delicadamente de forma a ensopar o pão.
Tape a travessa com película aderente e leve ao frigorifico, cerca de uma hora para que durante esse período o pão "chupe" o líquido.
Pré aqueça o forno a 150ºC.
Retire a travessa do frigorifico, retire também a película aderente, polvilhe por cima, com uma mistura de açúcar e canela e leve ao forno cerca de 30 minutos ou até ficar com um aspeto douradinho e que ao calcar não tenha líquido por baixo ou, ao espetar uma faca, esta saia húmida mas sem líquido.
Sirva quentinha ou fria.
Fonte: La Dolce Rita