segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Mousse de Chocolate (para Diabéticos)


Este ano, no dia seguinte ao fazer os 50 anos, tive uma prenda de aniversário que nunca me irei esquecer! Fui ao médico porque andava um pouco preocupada por ter perdido 15 kg sem fazer dieta. Claro que por um lado sentia-me contente (ainda por cima porque sou gordinha) mas por outro sentia-me apreensiva. Ao mostrar as análises, fui informada de que tinha diabetes tipo 2. Fiquei em choque, foi um misto de emoções contraditórias: por um lado feliz por não ter uma doença ainda mais grave, mas por outro uma tristeza enorme porque adoro comer e sou muito gulosa!
Confesso que no início foi muito difícil adaptar-me a outro tipo de alimentação, e embora ainda me custe, já estou mais conformada. Por norma não como doces mas continuo a faze-los porque me dá um prazer enorme confecioná-los.
De vez em quando lá surge uma vontade enorme de comer uma coisa doce... e acabo por me vingar nas gelatinas com 0% de açúcar e em alguns docinhos que vou descobrindo aqui e ali para diabéticos.
Esta é uma das receitas de mousse de chocolate que encontrei e que é uma delicia! Experimentem :)
 



Ingredientes:
100 gr de tablete de chocolate para diabéticos
50 gr de margarina vegetal
2 colheres de sopa de água
4 gemas
3 claras
1 colher de chá de frutose
Raspas de chocolate dietético q.b.


Preparação:
Parta o chocolate em pedaços e leve ao lume em banho maria com a margarina e a água. Mexa e quando o chocolate se encontrar derretido, retire do lume e junte-lhe as gemas em fio. Leve novamente ao lume em banho maria e, sem parar de mexer, deixe cozinhar mais um pouco. Retire e deixe arrefecer.
Á parte, bata as claras em castelo, junte-lhes a frutose e envolva-as no preparado anterior.
Distribua pelas taças e deixe refrescar no frigorífico.
Sirva decorado com raspas de chocolate dietético.
Fonte: TV7 dias nº. 133

10 comentários:

  1. Tem um aspeto delicioso e com aquela consistência de mousse que desejamos. Foi chata essa "prenda" mas ainda bem que não foi algo pior. Agora é uma questão de adaptação. O meu pai tinha por isso sei muito bem as alterações que se tem de fazer na alimentação. Mas tudo é um hábito. Custa mesmo é ao início. Um beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ótimo aspeto e de certeza bem saborosa. e de certeza que vai ultrapassar isso com receitas deliciosas como esta que não ficam nada atrás as outras


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Essa tua mousse tem um aspecto mesmo muito guloso!

    ResponderEliminar
  4. Tem muito bom aspecto a mousse.
    Às vezes surgem estas pedras no nosso caminho mas de certeza que as deitamos para trás das costas e continuamos! :)
    Um beijinho,
    Sara.
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
  5. Essa mousse tem muito bom aspeto Isabel!
    Antes isso que outra coisa pior, a diabetes é uma doença controlável, a minha mãe sofre dessa doença acerca de 30 anos, com valores por vezes muito elevados, mas não é das doenças piores, obriga a pessoa a pensar antes de comer e se fizeres alimentação saudável, caminhadas e medicação consegues controlar os valores e viver bem com isso. Bjokas

    ResponderEliminar
  6. Hummm essa mousse tem um óptimo aspecto.
    É uma "prenda" desagradável mas que podes bem contornar o mais chato é adorar-se cozinhar mas temos que tentar fazer coisas mais saudáveis e alternativas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

    ResponderEliminar
  7. Olá Iza!!
    Aconteceu o mesmo com a minha avó quando ela se descobriu diabética!
    A boa notícia é que hoje temos à disposição inúmeros produtos zero açúcar e com sabor muito semelhante aos com açúcar na composição!
    Sua mousse ficou de dar água na boca!
    Beijos e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  8. Que delícia!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Tem um óptimo aspecto, parece uma mousse 'normal' :) Não é facil adaptarmo-nos a restrições alimentares (as q tenho são +- auto-impostas, por uma questão de saúde, não por intolerância/alergia ou doença), mas podemos sempre tentar dar a volta e aproveitar da melhor maneira q podemos :) Um bjinho grande e td de bom! P.S. - gostaria de ver por aqui mais receitas 'anormais' ;)

    ResponderEliminar
  10. Ficou muito boa e pode-se comer sem preocupações, bjs.

    ResponderEliminar

Printfriendly