sexta-feira, 20 de maio de 2016

Velvet Cake... que não ficou Blue!

98% das receitas que faço geralmente saem bem, mas depois há aqueles 2% em que a receita não sai bem ou que não fica exactamente como se viu numa revista ou até em casa de um familiar ou amigo. Foi o que aconteceu...
Já tinha feito o red velvet cake, mas desta vez resolvi fazer uma outra receita para que não fosse exactamente igual àquela que tinha feito para o meu aniversário. A ideia era em vez de vermelho fazer em azul, mas a cor, como podem ver, não saiu como o pretendido. Talvez, neste caso, a quantidade de cacau fosse muita para que a cor saísse como eu queria. Todavia, o bolo é saboroso e adorei a cobertura.
Como sou teimosa, um destes dias vou refazê-lo até que fique com a tonalidade pretendida.
E por aí, já alguém fez o Blue Velvet Cake?



Ingredientes:
450 gr de farinha com fermento
300 gr de açúcar
360 gr de buttermilk*
150 gr de manteiga sem sal, amolecida
30 gr de cacau
1 colher de sobremesa de extrato de baunilha
1/2 colher de café de sal fino
10 gr de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre de maçã
5 ovos
4 colheres de sopa de corante alimentar azul

Cobertura e Recheio:
400 gr de queijo creme
250 gr de açúcar em pó
150 gr de manteiga sem sal
2 colheres de chá de essência de baunilha


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com 25 cm de diâmetro.
Bata a manteiga com o açúcar até atingir uma mistura esbranquiçada e fofa. Junte os ovos um a um batendo bem, entre cada adição. Adicione a farinha por três vezes alternadamente com o buttermilk. Bata bem e junte o sal. Adicione o corante, a baunilha e o cacau.
Misture o vinagre com o bicarbonato de sódio, junte à massa do bolo e misture.
Deite a massa na forma e leve ao forno por 45 minutos (o meu levou mais tempo).
Tire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.
Entretanto faça o recheio e a cobertura: Bata o açúcar com a manteiga até atingir um creme homogéneo. Junte o queijo creme e a baunilha, e misture tudo muito bem para obter uma mistura homogénea. Reserve no frigorífico até usar.
Após o bolo arrefecer completamente, corte ao meio ou em três partes e recheie. Monte o bolo e cubra com o restante creme. Decore a gosto.
Fonte: Ligeiras adaptações Daqui
* Nota: O buttermilk é feito misturando 360 gr de leite com sumo de meio limão

12 comentários:

  1. Todos temos essa percentagem mínima de receitas que falham, e acredita que 2% é um número bastante satisfatório pois tenho a certeza que há muito boa gente com quase 50/50! Não é o meu caso, felizmente, mas também tenho os meus desastres! Eu já fiz red velvet vermelho, azul ainda não mas já vi várias receitas, e acho que recentemente vi uma que tinha resultado mas não me lembro onde. Se me lembrar digo-te logo onde foi. Mas o importante é que mesmo que a cor não tenha ficado como pretendido, o sabor certamente não falhou e ainda por cima a decoração exterior ficou linda! Ontem fiz os teus queques de nestum! O meu filho tinha um trabalho para apresentar na escola sobre profissões, ele escolheu cozinheiro e a professora disse que ele podia levar uma receita simples para apresentar! Já andava há dias a pensar o que iria fazer, tinha de ser algo simples mas que os miudos gostassem! Pensei numas bolachas ou num bolo de chocolate mas na verdade não queria nada com chocolate! Queria fugir um pouco ao óbvio! Então a tua receita veio a calhar! Fiz a dobrar e a massa em cru é maravilhosa, era capaz de comer de colher! E depois de prontos ficaram tão fofinhos e saborosos! Pouco doces como eu pretendia e com algo que todos os miudos adoram que é nestum e ainda com o fator surpresa pois ninguém espera queques de nestum! Estou ansiosa que chegue o final do dia para saber como correu a apresentação e se os colegas gostaram dos queques! Mas tenho a certeza que vão adorar! Obrigada pelas receitas sempre inspiradoras! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que agradeço o carinho e os comentários que me deixa semanalmente. Quanto aos queques, também gosto muito deles, embora confesse que gosto mais da massa em cru, é que sabem mesmo a Nestum! Fico à espera do feedback dos colegas do seu filho. Beijinho e bom fim de semana :)

      Eliminar
  2. Isso acontece a todas nós. Nem sempre fica igual ou parecido com o que vemos principalmente nas revistas. Já tentei fazer aqueles bolos, que quando cortados aparece um coração lá dentro e este fica sempre "comido" pela outra massa.
    Nunca vi nenhuma receita com Velvet azul, tenho de experimentar. :-) O mais importante é o sabor e o aspecto e pelo aspecto deve ter ficado divinal.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/05/empadao-de-hamburguer.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clarinha, também já estive de olho nessa receita do coração dentro da massa mas ainda não o fiz. Tenho tantas receitas para experimentar que ainda não chegou a vez dessa. Já vi bolos velvet azuis mas a minha receita não ressoltou...talvez para a próxima. Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  3. Ficou espectacular e certamente delicioso...um beijinho e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por fora até ficou giro, mas falta a cor azul no interior... Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  4. Se apenas 2% do que faz a desilude, isso é muito bom Iza... A minha percentagem de coisas que faço que não saem bem como quero é bastante maior :-) Adoro esse bolo, nunca fiz, mas ficou lindo! E adoro sobretudo as decorações que faz nos bolos, são lindíssimas! Adorava ter esse talento... Beijinhos grandes e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana. Vou ter de o experimentar novamente até ficar azul como pretendo. Bom fim de semana.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. A mim passa dos 2 % ,o red velvet fica-me muitas vezes rosa e azul nunca fiz.
    Pode não ter ficado como queria mas mesmo assim esta lindo
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Acontece a todos, há dias em que as coisas correm menos bem. Mas olha que apesar de não ficar azul, ficou muito bonito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Printfriendly