segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Tarte de Pudim Mandarim




Não sou nenhuma expert na cozinha, o pouco que sei aprendi com a minha mãe e em alguns livros ou revistas de culinária. Isto, aliado ao prazer e amor que tenho por esta área, acabou por ajudar a tornar-me numa cozinheira que se desenrasca relativamente bem (pelo menos nunca ninguém se queixou!)...
A dúvida que tenho e que ainda não consegui que me elucidassem é em relação às tartes e queijadas.
A receita de hoje (bem como a última que publiquei) é uma tarte ou uma queijada? Ou pode ser considerado ambas?
É que tenho visto na net diversas receitas em que em alguns sites lhes chamam tarte e noutros queijadas...
Ora bem, sempre aliei a tarte a um doce com uma base, que pode ser de massa folhada, quebrada, areada, ou feita com bolacha... e a queijada a algo como esta "tarte" de hoje . Ou seja, para mim isto é uma queijada e não uma tarte...
Existe alguém entendido nesta área que me possa elucidar sobre esta questão?

Ingredientes:
500 ml de leite
2 colheres de sopa bem cheias de farinha maizena
2 ovos
2 pacotes/saquetas de pudim mandarim (pudim do chinês)
6 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de queijo tipo philadelfia (200 gr)
2 colheres de sobremesa de açúcar baunilhado


Preparação:
Pré aqueça o forno a180ºC.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e ligue até ficar tudo bem envolvido e sem grumos.
Verta o preparado numa forma de 20 cm de diâmetro, previamente untada com manteiga e forrada com papel vegetal (fundo e lateral).
Leve ao forno a cozer até ficar douradinha e firme ao toque. (esta ficou +/- 35 minutos)
Deixe arrefecer e coloque no frigorífico, preferencialmente de um dia para o outro.
Na hora de servir, desenforme, retire com cuidado o papel vegetal e delicie-se!
Fonte: Receitas de Portugal

4 comentários:

  1. Uma receita bem simples e com um aspecto delicioso.
    Gostei muito.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que deve ser queijada, uma vez que leva queijo... ��

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Na minha terra, no Alentejo, chamam queijadas a tudo o que leve queijo e fique com uma determinada textura macia, ou em que o queijo seja o ingrediente principal e também a uns bolos individuais mais pequenos. Por isso seria uma queijada. No entanto, não se dá o mesmo nome em todo o lado. Veja o caso das tortas e tartes. Tarte para nós é o que se faz numa base de massa quebrada, areada ou outra. Torta, o que se enrola com um recheio, normalmente atribuído a um doce mas podendo ser de carne ou outro. Mas nas receitas brasileiras quase sempre se referem a tortas, quer sejam enrolados ou não, o que provoca confusão. Por isso, talvez nunca venha a ter a certeza do que é o quê. Mas como a tarte é muito boa, isso também não interessa nada!

    ResponderEliminar

Printfriendly