segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Torta de Amêndoa com Doce de Abóbora e Noz





Adoro tortas, acho-as bonitas e embora não goste muito do processo de as enrolar (não consigo ultrapassar esta embirração!) continuo a fazê-las. Encontrei esta receita numa teleculinária e fi-la alterando duas coisas: reduzi a quantidade de amêndoa moída, alterei o tipo de doce que na receita original é feita com doce de gila e reduzi também o tempo de cozedura. Como conheço muito bem o meu forno e como esta torta convém não ficar "seca", os 35 minutos que constam na receita era demasiado tempo... esta esteve 25 minutos e mesmo assim se tivesse ficado menos uns minutinhos não teria feito mal nenhum. 
Uma torta que ficou bonitinha, húmida, diferente e saborosa. 

Ingredientes:
300 gr de açúcar
150 gr de miolo de amêndoa sem pele moída
1 colher de sopa de farinha
12 ovos
1 frasco de doce de abóbora e Noz q.b.
Raspa de limão q.b.
Manteiga para untar
1 folha de papel vegetal


Preparação:
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Unte um tabuleiro com manteiga, forre com papel vegetal e volte a untar com manteiga.
Numa tigela, junte o açúcar com a amêndoa moída, a farinha e a raspa de limão. Misture tudo muito bem com uma vara de arames. Junte depois os ovos, bata bem e verta tudo no tabuleiro.
Leve ao forno a cozer durante aproximadamente 25 minutos ou até que fique cozida mas não seca.
Retire do forno, desenforme sobre um pano polvilhado com açúcar, retire o papel vegetal e deixe arrefecer uns minutinhos.
Espalhe o doce de abóbora e noz por cima, e com a ajuda do pano vá enrolando a torta. Deixe arrefecer totalmente e depois transfira para uma torteira.
Sirva inteira ou já cortada em fatias.
Fonte: Adaptado da Teleculinária

1 comentário:

Printfriendly